Sessão Plenária de agosto – Conselheiros destacaram eventos realizados em Olímpia

Sessão Plenária de agosto

Conselheiros destacaram eventos realizados em Olímpia

A realização conjunta do Congresso Estadual de Profissionais, Seminário de Fiscalização e Colégio Estadual de Inspetores pelo Crea-SP em Olímpia no início do mês foi alvo da manifestação de vários conselheiros, que teceram elogios à iniciativa do presidente Eng. Vinicius Marchese Marinelli e à equipe organizadora durante a Sessão Plenária de agosto, ocorrida no último dia 8 na Sede Angélica.

Outros assuntos também marcaram a pauta dos trabalhos, como a responsabilidade técnica pela utilização consciente de defensivos agrícolas, conforme destacaram os conselheiros Eng. Agr. Marco Antonio Tecchio (Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – UNESP) e Eng. Eletric. Kleber Rezende Castilho (Instituto de Engenharia – IE).

Enquanto Marco Antonio manifestou sua indignação com a sátira exibida pelo humorístico “Zorra” da Rede Globo, intitulada “Sítio do Pica-pau Amarelo com Sequelas”, criticando o uso de defensivos agrícolas pelos produtores brasileiros (“É um fato inverídico; quem trabalha na área sabe que o uso racional não causa nenhum dano, ao contrário do que foi apresentado no programa”, ressaltou), Kleber falou sobre a polêmica envolvendo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eng. Tereza Cristina, “bombardeada” por jornalistas durante coletiva de imprensa realizada recentemente na Associação Brasileira de Agronegócio – ABAG sobre a liberação do uso de outras espécies de agrotóxicos.

Diante da sugestão de Kleber para que o Conselho encabece uma visita a Brasília para esclarecimentos à ministra sobre responsabilidade técnica, o presidente Vinicius afirmou que o assunto será encaminhado à assessoria de relações institucionais para solicitar uma audiência com a ministra, em conjunto com o Confea.

A Eng. Civ. e Seg. Trab. Cibeli Gama Monteverde (IE) enfatizou que “vários municípios e estados da federação fazem um trabalho para que seja cumprida a legislação referente ao salário mínimo profissional dos engenheiros” e sugeriu: “Temos que continuar nessa discussão e nessa batalha. Com a proximidade que está havendo entre o Conselho e o poder público, devemos aproveitar a onda positiva para que possamos resolver essa questão”.

O coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Eng. Civ. e Seg. Trab. Rafael Ricardi Irineu (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba) elogiou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo). “É uma vitória para o Conselho ser convidado pelo governo estadual para discutir atribuição e exorbitação”, disse.

“Estamos buscando trabalhar de uma maneira mais preventiva do que reativa e esta é uma causa na qual sempre atuamos em nível municipal, estadual e federal, inclusive com a discussão da Lei Geral de Licenciamento Ambiental”, frisou o presidente do Crea-SP.

O Eng. Ind. Eletr. Auro Doyle Sampaio (Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas de São Paulo – Abee-SP) destacou a posse da nova Diretoria da entidade que representa junto ao Plenário do Crea-SP, realizada no último dia 28, da qual é o novo presidente.

Já o Eng. Civ. Michel Sahade Filho (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ourinhos), coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade, agradeceu à Presidência pelo apoio na consolidação da cartilha e do bottom preparados pela CPA para distribuição na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – SOEA em Tocantins.

Entidades divulgam seus eventos

O Eng. Agr. Nelson de Oliveira Matheus Junior (Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Estado de São Paulo – Aeasp) convidou os conselheiros para o debate técnico sobre gestão da arborização urbana, que será promovido no dia 3 setembro no auditório da Sede Nestor Pestana do Crea-SP.  As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de agosto pelo e-mail aeasp@aeasp.org.br ou pelo telefone (11) 3221-6322.

O Eng. Mec. Marcos Augusto Alves Garcia (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo – Seesp) destacou a realização do seminário “Redefinindo a mobilidade urbana”, que discutiu a importância da mobilidade para a construção de cidades inteligentes. Saiba mais em: https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18457-acompanhe-o-seminario-redefinindo-a-mobilidade-urbana

A segunda reunião preparatória para a conferência “São Paulo é sua” foi o assunto comentado pelo Eng. Eletric. Álvaro Martins (Universidade Paulista – UNIP). Confira em: https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/18461-acompanhe-a-reuniao-preparatoria-da-conferencia-sao-paulo-sua

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES

Colaboração: Estagiários Ana Soares e Guilherme Almeida

Fonte: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2019/08/13/sessao-plenaria-de-agosto/3319

0 respostas

Escreva um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *